PÍER | 2023
de Carol Marques da Costa e Luiza Marques da Costa
Curta-metragem | 36''
Direção: Carol e Luiza Marques da Costa
Roteiro: Carol Marques da Costa
Produção: Frontera Filmes
Elenco: João Pedro Zappa, Vanessa Bruno, José Carlos de Oliveira, Sérgio Audi, João Guilherme Fonseca, Antônio Oliveira e Helena Dória
Direção de fotografia: Tiago Pinheiro
Direção de arte: Amanda De Stéfani
Direção de produção: Daniel Favaretto
Poster: Isabella Beneduci
Enquanto o mar clama por um sacrifício, uma mãe, seus dois filhos e um grupo de pescadores, confrontam sua existência. Um filme sobre a força da natureza.
O mar contaminado banha as areias de uma cidade litorânea. Em uma praia deserta onde o vento não cessa, um grupo de pescadores e uma mãe com seus dois filhos, seguem persistentes pela praia e pelo grande píer de concreto. Os três pescadores, que pertencem à mesma família, insistem em pescar no mar infértil, perpetuando a qualquer custo a tradição passada de geração em geração; A mãe, com seus dois filhos, caminha à deriva. Sobrecarregada e só ela os carrega para seu mundo sem rumo. Como um presságio, animais mortos aparecem à beira-mar; Um estrangeiro surge misteriosamente à procura de uma pessoa.
Desafiando a si próprios e aos avisos da natureza, todos se deparam com o tempo, senhor dos destinos, e os chamados da finitude.
Em pleno 2022, em meio a tantas mortes, onde a banalização das mesmas é imposta diariamente pelo escalão mais alto do poder, a empatia é engolida pela apatia, e nos anestesiamos para conseguir acordar no dia seguinte, e no próximo e no próximo... O filme propõe, então, uma re-sensibilização do espectador ao dar significado para o desaparecimento, para o fim, e utiliza-se do poder da arte de atribuir significado às coisas, para simbolizar alguns mistérios do viver: a maternidade, a natureza, a morte, e porque não, a própria vida.